domingo, 26 de novembro de 2006

Perguntas erradas

Assistindo novamente ao magnífico filme Oldboy durante essa semana, acabei pensando melhor em uma questão que é levantada durante certa parte do filme.

No caso, o personagem principal, Oh Daesu, que passou 15 anos trancado em um quarto sem saber os motivos, é solto, e depois de solto ele resolve descobrir quem o aprisionou e o motivo. Quando ele encontra o sujeito, este lhe explica que Daesu estava se fazendo a pergunta errada. No caso, ao invés de Oh Daesu perguntar-se o motivo pelo qual ele fora preso, ele deveria perguntar-se o motivo pelo qual foi solto depois desses 15 anos. O desenrolar da trama se dá muito bem, mostrando que essa era realmente a maior questão a ser feita no caso de Daesu.

Passando a mensagem do filme para a realidade, percebemos que, de fato, a humanidade sofre muito dessa grave doença que é sempre buscar as resposta certas partindo de perguntas erradas.
E parece que quanto mais insistimos no erro, mais gostamos dele e mais nos viciamos na coisa.

E por que isso acontece? Bem, aí já não saberia responder com exatidão. Mesmo por que talvez essa nem seja a pergunta certa.