domingo, 26 de novembro de 2006

Perguntas erradas

Assistindo novamente ao magnífico filme Oldboy durante essa semana, acabei pensando melhor em uma questão que é levantada durante certa parte do filme.

No caso, o personagem principal, Oh Daesu, que passou 15 anos trancado em um quarto sem saber os motivos, é solto, e depois de solto ele resolve descobrir quem o aprisionou e o motivo. Quando ele encontra o sujeito, este lhe explica que Daesu estava se fazendo a pergunta errada. No caso, ao invés de Oh Daesu perguntar-se o motivo pelo qual ele fora preso, ele deveria perguntar-se o motivo pelo qual foi solto depois desses 15 anos. O desenrolar da trama se dá muito bem, mostrando que essa era realmente a maior questão a ser feita no caso de Daesu.

Passando a mensagem do filme para a realidade, percebemos que, de fato, a humanidade sofre muito dessa grave doença que é sempre buscar as resposta certas partindo de perguntas erradas.
E parece que quanto mais insistimos no erro, mais gostamos dele e mais nos viciamos na coisa.

E por que isso acontece? Bem, aí já não saberia responder com exatidão. Mesmo por que talvez essa nem seja a pergunta certa.

4 comentários:

Anônimo disse...

Talvez, mesmo não sendo a pergunta certa, aquilo que você falo no primeiro post do seu blog, "...aquela que talvez seja a maior das invenções humanas: deuses." seja uma boa razão para tal fato.
Muitas explicações para a ciencia, são atribuidas para intidades divinas, e muitas pergutas tambem...

"Deus Por que fez isso comigo?"
"Por que será que Deus quis assim?"
"Deus teve um proposito para ter feito isso"

Anônimo disse...

bom, só vou conseguir falar, O FILME É INCRIVEL!!!

Anônimo disse...

É uma boa questão mesmo, Cassioboy.
eh sempre bom se questionar se as perguntas q vc faz são as perguntas certas... ou se vc está se importando com as coisas certas na vida.

Semmmm falar q esse filme é O filme! O FILME! mto mto mtoo bom.
e filmes coreanos em geral são mto fodas hehehehehe

Keep up the good work.

Bagrong disse...

É mais ou menos o que diz O Guia do Mochileiro. A resposta é 42, mas qual é a pergunta?

Btw, o filme é realmentemuito bom!